Conforme veiculado pelo portal G1 (clique aqui para acessar a matéria), o tempo médio de espera dos segurados para obtenção de resposta aos pedidos de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2019 foi o maior em cinco anos, segundo informações enviadas pelo órgão ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Ainda segundo a matéria, no total, em todo o país, há 2,021 milhões de pedidos de benefício à espera de resposta, dos quais 1,379 milhão há mais de 45 dias.
Conforme já reforçamos em outras oportunidades, há pedidos de benefícios formulados há mais de um ano e que, até então, não têm sequer previsão de conclusão pelo INSS. Segue, portanto, o drama dos milhares de segurados que, apesar do direito líquido e certo aos benefícios previdenciários, estão tendo esse direito sonegado pela má prestação do serviço público.
Diante desse cenário, reforçamos que uma alternativa é buscar, via judicial, a concessão dos benefícios previdenciários. O direito do segurado/beneficiário não pode ser postergado indefinidamente, como promovido ilegalmente pelo INSS, sendo papel do Poder Judiciário atuar de forma urgente e efetiva em face dos absurdos praticados em desfavor dos segurados do INSS.
O escritório Lásaro Cândido da Cunha Advogados Associados é especializado em causas previdenciárias e atua tanto na esfera consultiva como na contenciosa (administrativa e judicial).